Esta página célebre e magistral, composta por Mozart em 1779, mostra a que ponto a estética de Mozart evoluía incessantemente: a riqueza da escrita orquestral, magnificada pela tonalidade de Mi b maior, só tem par na beleza das melodias entoadas num dueto de rara nobreza pelos instrumentos solistas – violino e viola, sobre o acompanhamento orquestral.
A parte da viola solo é escrita em Ré maior, em vez de Mi b maior, e o instrumento é afinado meio-tom acima, a denominada scordatura - que consiste no ajuste da afinação do instrumento, a fim de produzir um som mais brilhante. Este pormenor importantíssimo só demonstra que Mozart conhecia e amava a viola.
Mozart dá ao violino e à viola a mesma importância ao longo de toda a obra, mantendo um diálogo constante entre os dois instrumentos, e também entre estes e a orquestra. Nesta obra dá igualmente para perceber a diferença entre estes dois instrumentos.
_______________________________________
Deliciem-se com esta obra composta em três andamentos, Allegro Maestoso, Andantino e Presto, com a interpretação de Gidon Kremer no violino, a nossa querida Kim Kashkashian na viola, e a orquestra Filarmónica de Viena, sobre a direcção de Nikolaus Harnoncourt, numa gravação de 1984.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Professora :) Esta foi a 1ª musica q ouvi quando procurei a diferença entra a viola e o violino *.* nessa altura ainda nao tocava viola ... só violino ;)mas apaixonei-me logo pelo som meigo e quente da violeta *.* É das minhas músicas preferidas :D é maravilhosa *.* Bigada professora :) Faz um excelente Trabalho aqui e nas aulas :D Beijitos ***
MC
Enviar um comentário