quinta-feira, 12 de maio de 2011

Os grandes Violetistas - Maxim Rysanov


Maxim Rysanov é um dos mais carismáticos violetistas internacionais, sendo regularmente convidado a actuar, como solista e músico de câmara, no Reino Unido e na Europa, nomeadamente em prestigiados festivais de música, como os de Lockenhaus, Cheltenham, Spitalfields e Aldeburgh, para além dos festivais Britten e Crescendo.


Colabora com outros destacados artistas, como Gidon Kremer, Viktoria Mullova, Janine Jansen, Maxim Vengerov e Giya Kancheli. No Reino Unido apresentou-se a solo no Royal Albert Hall, no Wigmore Hall, no Bridgewater Hall e em St. John’s Smith Square.

Nascido na Ucrânia, reside actualmente em Londres. Estudou na Escola Central de Moscovo e posteriormente na Guildhall School of Music and Drama de Londres. Foi premiado em vários concursos internacionais, incluindo os concursos de viola Lionel Tertis e Valentino Bucchi, o Concurso de Música de Câmara Carmel, o Haverhill Symphonya Soloist e na edição de 2005 do Concurso de Genebra.

O seu maior interesse é no repertório contemporâneo. Maxim Rysanov tem dedicado boa parte do seu tempo à promoção da nova música. Foram-lhe dedicadas várias composições, incluindo obras de Dobrinka Tabakova e Elena Langer e, mais recentemente, foi convidado a estrear o novo Duo Concertante, para viola e violoncelo, de Artyom Vassiliev, no Festival de Spitalfields, com a Britten Sinfonia.

Rysanov é um músico impressionante. É regularmente convidado a actuar como solistas com as mais prestigiadas orquestras e sob a direcção de conceituados maestros, sendo ele próprio um promissor na arte da direcção.

A sua viola é uma Guiuseppe Guadagnini de 1780.

ACL

Sem comentários: