sábado, 17 de abril de 2010

A Família das cordas friccionadas

O violino, a viola d’arco, o violoncelo e o contrabaixo pertencem ao grupo das cordas friccionadas. Sabes o que é que estes instrumentos têm de mais em comum? -Todos se tocam com um arco!

Violino - É um instrumento de cordas cujo som é provocado pela fricção das cordas por crinas de cavalo, montadas no arco.
O violino para ser tocado é encaixado no ombro esquerdo e por baixo do queixo do executante, enquanto o arco é segurado com a outra mão e assim fricciona as cordas. Com quatro cordas, assim como todos os instrumentos desta família, o violino é um instrumento com mais de cinco séculos.

Viola d’arco - Maior do que o violino, e também usualmente chamada de violeta, este instrumento tem um papel fundamental quer a solo quer em pequenos grupos de música de câmara, como o quarteto de cordas. Neste grupo, assim como numa orquestra por exemplo, ela é muito importante para completar a melodia dos violinos, com os seus sons mais graves, quentes e aveludados.

Violoncelo - Este instrumento não se toca na mesma posição que o violino ou a viola d’arco. Toca-se amparado entre as pernas do violoncelista. Encontra-se apoiado sobre um espigão metálico amovível e o braço do instrumento fica encostado ao ombro do músico. As cordas grossas e o tamanho da caixa de ressonância conferem-lhe um som grave e forte.
Contrabaixo - Quanto ao contrabaixo é o mais grave do que o resto do grupo. É tão grande que para se tocar, tem que se estar de pé. É um dos instrumentos favoritos dos compositores de jazz.

Sem comentários: