Originalmente composta para clarinete e piano, a Sonata em fá menor, op. 120 nº1, foi transcrita pelo próprio Johannes Brahms para viola e piano, tornando-se num pilar do repertório para Viola d’arco.
____________________________________
O áudio que vos apresento é uma versão muito antiga do I andamento desta sonata, numa interpretação do próprio Linel Tertis (1876 – 1975)
____________________________________
É uma das maiores obras-primas, e de uma excepcional liberdade melódica.
O I andamento Allegro Apassionato, inicia-se com uma pequena introdução sobre um tema em oitavas no piano. Na exposição aparecem seis temas, revelando uma permanente invenção rítmica. O breve desenvolvimento utiliza somente um tema da introdução, abstraindo-se dos restantes. A reexposição, em contrapartida, é absolutamente clássica, com o regresso dos temas na sua ordem inicial, ganhando em energia e em cores épicas. Apresenta uma coda – sostenuto espressivo -, à parte uma escapada temática fora do comum, incluirá um tema inaugural, na doçura duma inconfidência.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Oh, fiquei muito emocionada ao ver (no caso escutar) ese video!! Lionel é um grande idolo meu por causa de sua coragem em levar em diante algo que gostava, e me dá inspiração para continuar na minha trajetoria de estudos de viola, apesar de muitos me desestimularem!!
Gostei muito do seu blog! parabéns pelo trabalho!
Enviar um comentário