sábado, 19 de fevereiro de 2011

Os grandes Violetistas - Ana Bela Chaves


De nacionalidade Portuguesa, Ana Bela Chaves nasceu em Lisboa, em 1952 e tem hoje 58 anos. É uma das mais prestigiadas intérpretes da actualidade.

Iniciou os seus estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças e terminou com distinção em 1967 o Curso Superior de Viola d’Arco no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe do Prof. François Broos.

Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento e foi premiada com distinção em concursos internacionais.
Foi chefe de naipe na Orquestra Filarmónica de Lisboa e na Orquestra Gulbenkian e, há mais de 29 anos, ocupa o lugar de Primeira Violeta Solista da Orchestre de Paris.

Apresentou-se como solista com diversos organismos sinfónicos e de música de câmara, a nível internacional, sob a direcção de prestigiados maestros.

Foi responsável pela primeira audição mundial de várias obras dedicadas a ela, nomeadamente Quatro Peças em Suite para violeta e piano, de Fernando Lopes Graça e Sonata para violeta e piano Op. 94, de António Victorino D’Almeida (obra dedicada também a Olga Prats).

Ana Bela Chaves foi distinguida com as condecorações de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Lisboa, 1997) e de Cavaleiro das Artes e das Letras da República Francesa (Paris, 2001). O Sindicato dos Músicos de Portugal outorgou-lhe em 2001 o Diploma de Honra e Louvor Sindical.

M S

1 comentário:

Flop disse...

Grande senhora!!