domingo, 27 de março de 2011
Os grandes Violetistas – Kim Kashkashian
Kim Kashkashian nasceu a 31 de Agosto de 1952 em Detroit, Michigan, e é uma violetista Americana considerada das artistas mais talentosas da sua geração. Tem conquistado críticas elogiosas por todo o mundo.
___________________________________
Kashkashian começou por tocar violino quando tinha apenas oito anos. Prosseguiu os seus estudos, optando por estudar viola no Peabody Conservatory com Walter Trampler e Karen Tuttle, tornando-se mais tarde sua assistente. Esta experiência como docente foi os alicerces de uma vida inteira dedicada ao ensino. Ocupou o seu lugar como professora em numerosas Academias e Universidades de grande renome.
A sua carreira do espectáculo, como a maioria dos violetistas, começou com a música de câmara. Mas, "a dado momento da minha vida percebi que se eu quisesse desenvolver as minhas habilidades de solista, eu precisava colocar-me debaixo de fogo. Foi assim que eu entrei em duas competições, o Lionel Tertis na Inglaterra e o Concurso ARD em Munique", obtendo o segundo e terceiro prémio respectivamente. Foi um grande passo para o reconhecimento do seu trabalho, acabando por ser convidada para gravar álbuns.
Kashkashian é uma intérprete de obras contemporâneas, estreando e gravando peças de novos compositores, ampliando assim, notoriamente, o repertório. Os seus álbuns ganharam prémios, nomeadamente Edison, em 1999 e o Prémio de Cannes de Música de Câmara, em 2000.
Em temporadas recentes, Kim Kashkashian tem sido solista com as principais orquestras de Nova Iorque, Berlim, Viena, Londres, Milão, Munique, Atenas e Tóquio, trabalhando com maestros como Riccardo Chally, Christoph Eschenbach e Riccardo Muti.
Kashkashian actualmente lecciona no New England Conservatory of Music em Boston.
EL
____________________________________
Recentemente assisti a um concerto com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, em que Kim Kashkashian interpretou Neharót Neharót de Betty Olivero e Trauermusik de Paul Hindemith, sob a direcção de Carl St. Clair. Verdadeiramente surpreendente. Possui um enorme talento musical, uma enorme beleza sonora, uma capacidade artística impressionante. Foi um privilégio contactar pessoalmente com ela…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Vê-se que amas esta arte ...parabêns um dia serás uma grande violetista...como a Kim Kashkashian. Para todos nós já és a melhor violetista de todas .Continua és uma grande profissional...Paula & Companhia...
Enviar um comentário