quinta-feira, 13 de maio de 2010

Os grandes Violetistas - Tabea Zimmermann



Tabea Zimmermann, nascida a 8 de Outubro de 1966 em Lahr, na Alemanhã, é uma violetista muito conceituada da actualidade.

Ela começou a aprender a tocar viola com três anos de idade.
Aos 13 anos de idade, foi estudar para o Conservatório de Freiburg com Ulrich Koch, e prosseguiu os estudos com Sándor Végh no
Mozarteum (Universidade de Salzburgo).

Logo alcançou notoriedade em competições internacionais, ganhando os primeiros prémios em Genève (1982), Budapeste (1984), e Maurice Vieux - Concurso Internacional de Viola, em Paris (1983), no qual foi premiada com um excelente instrumento feito pelo luthier Vatelot Étienne em 1980, instrumento que desde então a tem acompanhado em tournées de concertos por todo o mundo.

Como solista já tocou com numerosas orquestras, incluindo a Orquestra Gewandhaus de Leipzig, a Orquestra Filarmónica de Berlim, a Filarmónica da BBC, a Orchestre de la Suisse Romande, sob a direcção de conceituados maestros.

Altamente comprometida com o repertório do século XX, ela atingiu sucesso notável com a estreia em 1994 da Sonata para viola solo, de György Ligeti.

Leccionou classes de viola d’arco a nível superior em reconhecidas Universidades, e desde 2002 é professora de viola e música de câmara na Hanns Eisler Academy of Music, em Berlim.
As suas realizações e contribuições artísticas valeram-lhe inúmeros prémios nacionais e internacionais.

AFP

Sem comentários: