domingo, 30 de maio de 2010

Yuri Bashmet – Andante e Rondó Húngaro para viola e orquestra, op.35 – Weber

Carl Maria von Weber (1786-1826), foi um dos pioneiros do Romantismo alemão, no início do século XIX. Weber escreveu a primeira versão do Andante e Rondó Húngaro para viola e orquestra, op. 35 em 1809, dedicando-a ao seu irmão violetista Fritz. Em 1813 foi transcrita para fagote pelo próprio compositor, a pedido do fagotista Georg Friedrich Brandt.
________________________________________

O Andante e Rondó Húngaro é um dos trabalhos que ilustra o fascínio pelo antigo Império Austro-Húngaro, pelos tradicionais elementos culturais das regiões da Hungria. Weber não foi o primeiro nem o último a integrar elementos da música húngara a fim de compor uma peça.

O Andante apresenta uma melodia extremamente simples, sobre as cordas em pizzicato, seguindo-se três variações. Na primeira, a orquestra toca o tema original, enquanto a viola tece em torno dele. O solista desenvolve a segunda variação em mais um romance. A terceira variação chega com a viola apresentando um papel ainda mais marcante.

A forma Rondó, ou Rondo em italiano e em francês Rondeau, é uma composição musical onde há uma frase recorrente (A), fácil de memorizar, geralmente leves e alegres, alternadas com várias frases novas (B, C, etc.), com diferente carácter e humor. A estrutura do rondó seria então ABACA…

Na obra musical apresentada, a frase recorrente no Rondó é retirada de uma melodia popular Húngara, entrelaçada com uma série de episódios. No final a viola dedica-se a efeitos virtuosos, num final particularmente amável.
________________________________________

Dou-vos a conhecer a obra com Yuri Bashmet na viola solo e direcção musical, e os Solistas de Moscovo.



Sem comentários: