terça-feira, 25 de maio de 2010

Os grandes Violetistas - Yuri Bashmet


Yuri Bashmet nasceu a 24 de Janeiro de 1953. É um violetista e maestro Russo.

Estudou no Conservatório de Moscovo com Vadim Borisovsky - violetista do Quarteto Beethoven. Após a morte deste, continuou a sua formação com Fyodor Druzhinin, de quem viria a ser assistente, tornando-se no mais jovem professor de sempre do Conservatório de Moscovo.

Em 1972, Bashmet comprou uma viola de 1758 fabricada pelo luthier Paolo Testore, que ainda usa em apresentações. Foi premiado em vários concursos de viola, atraindo o reconhecimento internacional. Desde então, apresentou-se com as mais destacadas orquestras mundiais, incluindo a Filarmónica de Berlim, a Filarmónica de Viena, a Sinfónica de Boston, a Sinfónica de Chicago, a Sinfónica de Montreal, a Filarmónica de Los Angeles, a Filarmónica de Londres, entre outras.

O talento de Yuri Bashmet inspirou numerosos compositores contemporâneos que escreveram obras para viola d’ arco que lhe foram dedicadas, estabelecendo relações particularmente próximas com Alfred Schnittke e Sofia Gubaidulina.

Em 1992 fundou os Solistas de Moscovo, agrupamento que dirige e com o qual se apresenta em todo o mundo.

Desde 2002, Yuri Bashmet é maestro principal da Orquestra Sinfónica da Nova Rússia, tendo dado numerosos concertos e realizado digressões por diversos países.

No domínio da música de câmara colaborou com muitos artistas de renome, incluindo Sviatoslav Richter, Gidon Kremer, Mstislav Rostropovich, Maxim Vengerov, Natalia Gutman, Viktoria Mullova e o Quarteto Borodin.

Gravou um vasto repertório discográfico, tendo sido reconhecido, e nomeado para um Grammy Award.

NF

Sem comentários: